Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
No ar: SHOW DA CIDADE
Ao Vivo: SHOW DA CIDADE
Educação

Universidades da Região Sul têm desempenho de destaque no Ranking das Universidade Empreendedora

Universidades da Região Sul têm desempenho de destaque no Ranking das Universidade Empreendedora
Foto: Reprodução.
09.12.2021 11h08  /  Postado por: Grupo Ceres

O desempenho das universidades da Região Sul na quarta edição do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), lançado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), nesta quarta-feira (8/12), em solenidade no Congresso Federal, foi um dos destaques na apresentação do levantamento. Enquanto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná ficou no Top 10 da pesquisa em nível nacional, outras seis instituições de ensino superior obtiveram excelente resultado em alguns quesitos específicos que ajudaram a embasar todo o trabalho.

A Universidade Federal do Vale do Taquari (RS) ficou em primeiro lugar na avaliação referente a Infraestrutura, onde se mensurou a percepção dos alunos quanto à qualidade oferecida para execução e desenvolvimento das atividades e à aproximação com o Parque Tecnológico local, caso haja. A PUC-RS ficou em terceiro lugar no quesito Internacionalização, onde observa-se aval a conexão entre a universidade e o ecossistema internacional, como meio de proporcionar soluções inovadoras através dos estudos e tecnologias desenvolvidos na instituição.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar em Inovação, onde são levantados o desenvolvimento de tecnologias como também de conhecimentos na instituição. A Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ficou em quarto lugar em Capital Financeira, quando é considerado o orçamento das universidades. Os dados das instituições de ensino foram autodeclarados e o valor global foi dividido pelo número de alunos.

A Universidade Federal de Santa Maria ficou em quinto lugar em Cultura Empreendedora, quando se observa a participação ativa de professores e alunos em todo o processo, incluindo a construção de matrizes curriculares que ajudem a explorar habilidades essenciais à ação empreendedora. Já a Universidade Federal de Santa Catarina ficou em sexto em Extensão, que envolve as ações que a instituição realiza promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas, as quais compartilha com o público externo.

O trabalho, realizado pelo Movimento Empresa Júnior com o apoio da Secretaria de Educação Superior, traz uma raio-X de 126 universidades em levantamento realizado junto a mais de 24 mil estudantes.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.