Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
No ar: BOM DIA AMIGOS
Ao Vivo: BOM DIA AMIGOS
Em alta

Outubro Rosa: mulheres são encaminhadas para exame de mamografia gratuito durante ações da Rede de Farmácias São João e parceiros

Outubro Rosa: mulheres são encaminhadas para exame de mamografia gratuito durante ações da Rede de Farmácias São João e parceiros
22.10.2021 09h39  /  Postado por: Grupo Ceres

Mais de 60 mil novos diagnósticos de câncer de mama são feitos a cada ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres e o alerta neste ano de 2021 é para o aumento no número de mulheres que estão com a doença e não sabem.

Com foco na prevenção e nas chances de cura com o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Rede de Farmácias São João e parceiros, promoveram ações em alusão ao Outubro Rosa. A população recebeu orientações e exames de forma gratuita em duas atividades em Passo Fundo/RS, na localidade de Santo Antônio da Pedreira e na filial da São João, na Rua Teixeira Soares, centro.

Foram oferecidos exame clínico de mama, preventivo (Papanicolau), aferição de pressão arterial, teste de glicemia e análise corporal em balança de bioimpedância. A farmacêutica da Rede de Farmácias São João, Maiquidieli Dal Berto, doutora em Patologia, com linha de pesquisa sobre o câncer de mama, explica que a atuação das farmácias não é diretamente com o tratamento do câncer, mas com serviços e informações que trabalham na prevenção.

“Um exemplo, é o serviço de avaliação com balança de bioimpedância, para analisar o percentual de gordura corporal. Visto que a obesidade está diretamente relacionada ao aumento do risco de desenvolver o câncer”, ressaltou.

Durante as duas ações do Outubro Rosa, após a avaliação dos profissionais, equipe com médicos, enfermeiros e farmacêuticos, os casos considerados de risco, foram encaminhados para um exame gratuito de mamografia na Clínica Kozma.

“Em função da pandemia, a gente sabe que existem muitas mulheres com o câncer de mama hoje e que não sabem. Isso porque não fizeram os exames nos últimos dois anos. Podem ser nódulos, não palpáveis de crescimento lento, e que se não diagnosticados se perde tempo de tratamento e redução das chances de cura”, destaca a médica radiologista da Clínica Kozma, Dra. Tailize Menegazzo Pisoni.

A médica ainda faz o alerta para que mulheres a partir dos 40 anos façam a mamografia anualmente, já que este é o principal método para o rastreamento do diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame permite que lesões muito pequenas, antes mesmo das mulheres conseguirem apalpar o nódulo, possam ser visualizadas na mamografia, na maioria das vezes.

A população que participou das atividades, falou sobre a importância de ações para facilitar o acesso à informação e atendimento.

“Cheguei na farmácia e fui surpreendida com os exames. Fiquei muito feliz. Estava precisando e só tenho que agradecer”, conta Santa Clenir dos Santos da Silveira.

Em passagem por Passo Fundo, Vitor Roque Cavazini, vereador de Ronda Alta, prestigiou a atividade. “Reforçamos a grandiosidade desta ação que deve servir de exemplo. Temos que destacar a importância de a doença ser descoberta no início”.

“Que oportunidade presenciar uma bela ação solidária como esta. Estão todos de parabéns. Precisamos de mais iniciativas assim, porque isso salva vidas”, afirmou o Prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto, que também visitou o evento em passagem pela cidade.

As atividades foram promovidas com o apoio da Clínica Kozma,  Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN), Instituto de Patologia de Passo Fundo (IPPF), Liga Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura de Passo Fundo.

“Nosso trabalho é fazer com que cada vez mais a São João esteja disponível para a população como um local de atenção primária em saúde. Desenvolver ações onde as pessoas possam ter acesso a informações qualificadas de saúde, com foco especialmente em prevenção, aumenta as chances de cura de qualquer doença”, explica o coordenador de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

Outras ações de incentivo

Uma oficina sobre prevenção do câncer de mama, para os cerca de 1100 colaboradores do Centro de Distribuição da Rede de Farmácias São João, está sendo preparada. O objetivo, conforme o coordenador de Serviços Farmacêuticos da Rede, Roberto Canquerini, é proporcionar acesso à informação e cuidados, e que eles possam disseminar para suas famílias.

Outro trabalho, apoiado pela Rede de Farmácias São João, é a assistência desenvolvida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo. Conforme a presidente da Liga, Patrícia Machado, o atendimento é realizado para pacientes e familiares de mais de 100 municípios. Eles ficam na casa da Liga durante todo o tratamento e recebem alimentação, material de higiene e acompanhamento de equipe multidisciplinar.

“Para os pacientes moradores de Passo Fundo, atendemos in loco, já que a família também é bastante afetada nestes casos. Estamos de portas abertas para atender crianças, adultos e familiares destes pacientes”, conta Patrícia.

Fonte: Comunicação São João.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.