Sábado, 04 de Dezembro de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
No ar: HORA CATÓLICA
Ao Vivo: HORA CATÓLICA
Em alta

IFRS oferece cursos gratuitos de forma on-line

IFRS oferece cursos gratuitos de forma on-line
18.10.2021 11h18  /  Postado por: Grupo Ceres

Estão abertas as inscrições para o processo de ingresso de estudantes em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As inscrições ocorrem de forma totalmente on-line e podem ser realizadas até 24 de outubro de 2021.

O candidato precisa ter CPF e RG próprios para se inscrever. Também é necessário estar cadastrado no gov.br, novo portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

No Processo Seletivo 2022/1, o IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Os demais candidatos podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal (20%).

Dentro desta reserva de vagas de 80% (conhecida como cotas), as vagas passam por outras subdivisões. Metade das vagas deverá ser preenchida por estudantes oriundos de escola pública com renda familiar mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a outra metade com renda superior a 1,5 salário mínimo. Há, ainda, dentro de cada categoria de renda, vagas reservadas a pretos/pardos/indígenas e pessoas com deficiência. É importante que o candidato leia o edital e verifique em qual cota se enquadra pois é na hora da inscrição que deverá escolher por qual cota concorrer. Toda informação declarada no ato da inscrição deverá ser comprovada no momento da matrícula, caso o candidato seja aprovado.

Vale lembrar que todos os cursos do IFRS são gratuitos (não há cobrança de mensalidades), mas para participar do Processo Seletivo 2022/1 será cobrada uma taxa de inscrição. Para quem se inscrever na seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00.

O Campus Ibirubá oferta neste Processo Seletivo vagas para os seguintes cursos:
• Bacharelado em Agronomia – 30 vagas
• Bacharelado em Engenharia Mecânica – 30 vagas
• Ciência da Computação – 30 vagas
• Licenciatura em Matemática – 30 vagas
• Técnico Integrado em Agropecuária – 30 vagas
• Técnico Integrado em Informática – 30 vagas
• Técnico Integrado em Mecânica – 25 vagas
• Técnico Subsequente em Mecânica – 30 vagas
• Técnico Subsequente em Eletrotécnica – 30 vagas

A forma de ingresso :
• para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) será exclusivamente por sorteio público.
• para os cursos técnicos subsequentes, (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) 50% dos candidatos serão selecionados por sorteio e os outros 50% pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem**). Interessados podem concorrer por sorteio, nota do Enem ou pelas duas formas.
• para os cursos superiores de graduação, (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
**Se o candidato utilizar a nota do Enem, serão aceitas as pontuações das provas do Enem realizadas a partir de 2016.

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.
O início das aulas será no primeiro semestre de 2022, e as datas serão divulgadas posteriormente pelos campi. O candidato deve acompanhar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para saber sobre essa e outras informações.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.