Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ao Vivo:
Notícias

CPI dos medicamentos já identifica redução de preços cobrados no tratamento da covid aos hospitais

CPI dos medicamentos já identifica redução de preços cobrados no tratamento da covid aos hospitais
13.10.2021 15h41  /  Postado por: Rádio Ceres

Em meio a Pandemia do Coronavírus, deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul identificaram, a partir de denúncias de hospitais filantrópicos do Estado, o aumento abusivo de medicamentos, principalmente do chamado kit intubação, utilizado no tratamento da Covid-19. Em alguns casos, empresas chegaram a cobrar 10 mil por cento a mais por alguns itens.

Uma CPI foi criada junto a Assembleia Legislativa, presidida pelo Deputado Dr. Thiago Duarte, com relatoria de Clair Kuhn e vice-presidência de Faisal Karam, para investigar as empresas fornecedoras desses medicamentos.

A CPI apresentou, na semana passada, o relatório final. Concomitante, os hospitais acusaram, desde o início deste mês de outubro, redução nos preços dos bioquímicos. Para o deputado Dr. Thiago, essa condição é reflexo da Comissão Parlamentar. Ouça:

Segundo do Deputado, antes mesmo da conclusão dos trabalhos da CPI, um relatório preliminar já foi encaminhado ao Ministério Público, que iniciou os trabalhos de investigação dentro das empresas.

Para Dr. Thiago, agora é momento de punir de forma exemplar aqueles que abusaram no preço e comprometeram o trabalho da saúde, mas, que, essa condição precisa ser tornada política pública no Estado. Ouça:

No entanto, além do trabalho direto aos fornecedores de medicamento, os membros da CPI entendem que o governo também tem que fazer sua parte. Dr Thiago aponta a discussão intersecretarias para que se chegue a ações, como por exemplo, de compensação tributária. Ouça:

Outro apontamento trazido no relatório da CPI é a identificação da demanda reprimida por consultas e cirurgias durante a Pandemia que, segundo o presidente da Comissão, precisa de uma ação da Secretaria Estadual da Saúde. Ouça:

A votação e aprovação do relatório da CPI dos Medicamentos aconteceu no dia 4 de outubro.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.