Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ao Vivo:
Educação

Escola Sinodal Sete de Setembro completa 107 anos

Escola Sinodal Sete de Setembro completa 107 anos
06.09.2021 16h02  /  Postado por: Rádio Ceres

A Escola Sinodal Sete de Setembro está completando 107 anos de história nesta semana. Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, a diretora da instituição de ensino Neiva Heller, destacou a data. Ouça:

A diretora Neiva lembra que devido a pandemia a programação habitual não pode ser realizada, como por exemplo a tradicional festa no pavilhão evangélico e outras atividades. Ouça:

HISTÓRIA

No ano de 1903 passa a residir em Não-Me-Toque o Pastor Peter Heirich Peterson pertencente ao Sínodo Missouri. Neste ano foi fundada a comunidade Luterana Alemã e em 1904 foi fundada uma escola paroquial que recebeu o nome “Evangelischem Schule”, Escola Evangélica, este foi então o primeiro nome da Escola Sete de Setembro. As primeiras aulas eram dadas num galpão e depois na capela recém construída., onde o Pastor Brandt também tocava violino e dava aulas de música e canto aos seus alunos.

Em 1914, o Pastor Theophil Diestch iniciou seus trabalhos em Não-Me-Toque, onde foi fundada, juntamente com a colaboração de algumas famílias da época a Sociedade Escolar Sete de Setembro, sendo eleito para presidente o senhor Gottfried Kissmann. Esta Sociedade Escolar preocupou-se em divulgar o nome da Escola e construir um prédio próprio.

Nessa época as meninas e moças cujos pais residiam longe da Escola passaram a morar na casa do Pastor Theophil Dietsch, que havia se casado há pouco tempo com Lydia Dohms.

Elas passaram a frequentar as aulas que muitas vezes eram à tarde. Depois das aulas iam até a casa do Pastor onde ajudavam sua esposa nas tarefas da cozinha e recebiam aulas de tricô e bordados.

Iniciou-se então em 1918, o internato feminino com algumas moças morando junto à residência pastoral. Em 1919, foi ampliada a atividade de internato e a Sociedade Escolar alugou uma casa para o internato feminino.

Assim sob a direção do professor Schloesser, foi possível implantar o internato masculino que no mesmo ano se iniciou a construção do prédio próprio. Este primeiro prédio servia para aulas durante o dia e a noite para abrigar o internato masculino. Com isso a Escola foi crescendo e chegaram sempre mais famílias ao povoado de Não-Me-Toque.

Hoje a Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro tem mais de 100 anos de história e tradição em nosso município e atende turmas Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro, com sede na Rua Cel. Alberto Schmitt,681, na cidade de Não-Me-Toque, RS, integra-se à Rede Sinodal de Educação.

A Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro, doravante denominada Escola Sete de Setembro, é um estabelecimento de ensino comunitário, filantrópico e confessional, orientando-se pela doutrina luterana.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.