Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
No ar: INFORMATIVO COTRIJAL
Ao Vivo: INFORMATIVO COTRIJAL
Notícias

Coprel esclarece informações sobre a mudança de temperatura no Rio Grande do Sul

Coprel esclarece informações sobre a mudança de temperatura no Rio Grande do Sul
26.07.2021 15h13  /  Postado por: Rádio Ceres

A Coprel possui uma parceria de longa data com a Aquaeris Engenharia e Soluções Ambientais, que auxilia o trabalho da cooperativa com a previsão do tempo em relação ao volume de chuvas e temperaturas como forma de monitoramento das condições do tempo para as áreas de geração e distribuição de energia da Coprel. Este trabalho tem como premissa básica, a responsabilidade e seriedade das informações.

Em virtude de algumas notícias que estão sendo veiculadas nas redes sociais nos últimos dias sobre o frio intenso na região Sul do Brasil, a Coprel está compartilhando a previsão do tempo feita pela equipe de meteorologistas da Aquaeris para informar a comunidade, principalmente do Alto Jacuí:

CONFIRA A NOTA:

Esta será uma semana de frio intenso, a mais forte deste inverno, que deve trazer queda acentuada nas temperaturas. Entre o final desta segunda-feira e madrugada de terça-feira (26 e 27/07) uma frente fria irá trazer mudança significativa no Alto Jacuí e há condições de chuva e trovoadas que já começaram pelo sul da área da COPREL (municípios de Jari, Tupanciretã, Quevedos e arredores) e deve ser estender para o centro da área (região de Ibirubá) e norte da área (entre Marau e Tapejara). Os volumes de chuva estimados variam de 15 a 30mm. Nesse evento de chuva  não se descarta a possibilidade de TEMPORAIS LOCALIZADOS.

Na sequência, uma intensa massa de ar frio e seco (massa de ar polar) que avança pelo sudoeste gaúcho traz declínio acentuado nas temperaturas.

Entre a quarta-feira (28/07) e o sábado (31/07), a massa de ar frio se instala na área de atuação da COPREL e deverá proporcionar dias de frio intenso, com temperaturas negativas especialmente no amanhecer de quarta, quinta e sexta e máximas que ficam por volta de 8ºC a 10ºC na quarta e quinta feira. Por outro lado, a mínima da quinta-feira deve ser de -3 ºC (será a manhã mais fria).

Com a intensidade do ar, de origem polar, há condições para precipitação invernal (neve e/ou chuva congelada) na noite de quarta-feira (28/07) e madrugada de quinta-feira (29/07) nas localidades no norte e leste da área da COPREL, como municípios de Soledade, Gentil, Barros Cassal e arredores além de uma sequência de dias com formação de geada forte e até geada negra, que pode trazer danos ao setor agrícola.

Importante destacar que já houve outros episódios de frio intenso na área de atuação da Coprel nos anos 2000, 2007, 2009 e 2013, então essa massa de ar deve se igualar a frios intensos que tivemos no passado. É um frio intenso, mas não é algo que possa deixar a região numa situação de calamidade.

 

 Recomendações para dias de frio intenso:

-Atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua)

-Atenção aos animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias;

-Usar bastante agasalho;

-Manter o consumo de água;

-Evitar locais fechados e com muita circulação de pessoas;

-Adotar medidas preventivas em relação a geada, para reduzir perdas.

A Coprel é parceira da Aquaeris há muitos anos para a previsão do tempo. Reforçamos que os cooperantes também podem acessar a previsão do tempo atualizada diariamente no site da Coprel: www.coprel.com.br.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.