Segunda-feira, 26 de Julho de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
No ar: RODA DE CHIMARRÃO
Ao Vivo: RODA DE CHIMARRÃO
Agricultura

Associados da Cotrijal investem na produção de mandioca

Associados da Cotrijal investem na produção de mandioca
11.06.2021 15h44  /  Postado por: Rádio Ceres

Conheça mais sobre os negócios da família Heller, de Não-Me-Toque, que, com o apoio da Cotrijal, encarou os desafios do mercado, investiu na produção de mandioca e hoje negocia a maior parte de sua produção com os supermercados da cooperativa.

Destaque na última edição do Jornal Cotrijal, que todos os meses conta a história de uma das famílias de associados, a reportagem apresenta os desafios da produção e busca de alternativas rentáveis para o período pós-soja.


Da feira do produtor para as gôndolas do supermercado

A busca de alternativas rentáveis para o período de entressafra motiva e desafia muitos produtores. Foi exatamente o que fez com que a família Heller, de Não-Me-Toque, encontrasse na produção de mandioca uma forma de agregar renda à propriedade.

“O consumidor mudou, ele não quer mais comprar mandioca com casca, como fazia há anos. Ele quer encontrar no supermercado um produto de qualidade e pronto para o consumo”, explica Richard Ronan Heller, 28 anos, idealizador da agroindústria da família.

Tradicionais moradores de Linha São Paulo, interior de Não-Me-Toque, os Heller têm história na produção e na venda de mandioca. Elton, 59 anos, revela que por muitos anos a plantação era destinada para o consumo da família e para comercialização na Feira do Produtor do município. Os pais de Elton, seu Armando e a dona Ivone Heller, foram feirantes por mais de 30 anos.

Como tudo começou
Em agosto de 2018, Richard deixou seu emprego de oito anos em uma grande indústria da cidade de Não-Me-Toque e retornou à propriedade da família para auxiliar na lavoura. Procurando uma alternativa extra de renda, no início de 2019, o projeto da Agroindústria Schmeckt Gut começou a ganhar forma. Em setembro de 2019, foi feito o primeiro plantio em maior escala.

Na Cotrijal, a família encontrou a parceria necessária para alavancar o projeto. “Boa parte da nossa produção é destinada para os Supermercados da cooperativa”, explica Richander, que hoje consegue conciliar seus horários de aulas on-line do curso de Zootecnia com as atividades da agroindústria.

Em visita à propriedade, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, e o superintendente de Varejo, Valcir Zanchett, reforçaram a parceria com a família de associados e ainda conversaram sobre o mercado de produção de alimentos e as tendências futuras. “Hoje temos uma relação de negócios e de amizade. Eles mostram que é possível fazer algo diferente e com qualidade, aproveitando o trabalho familiar e a criatividade”, destaca o vice-presidente da Cotrijal.

Schmeckt Gut!

Você conhece essa expressão? Se tem alguma origem alemã, acredito que sim. Ela é facilmente utilizada após alguma refeição e principalmente para destacar algo muito saboroso ou agradável. Mas hoje também pode ser conhecida como o nome da marca da agroindústria Heller, que busca sempre fazer com que essa ‘expressão’ possa ser repetida muitas e muitas vezes após uma refeição com as saborosas mandiocas produzidas pela família.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.