Quinta-feira, 13 de Maio de 2021
Telefone: 5433321488
Whatsapp: 54991778411
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
No ar: HORA DO XICO
Ao Vivo: HORA DO XICO
Notícias

Infestação de peixes carnívoros ameaça pesca e ecossistema no Rio Jacuí

Infestação de peixes carnívoros ameaça pesca e ecossistema no Rio Jacuí
11.04.2021 15h33  /  Postado por: Rádio Ceres

O aparecimento de palometas, peixes carnívoros considerados exóticos nos sistemas hídricos na Região Central do Rio Grande do Sul, ameaça o ecossistema e atividade econômica de pescadores do Rio de Jacuí.

Em Cachoeira do Sul, a infestação se acentuou nos últimos meses. De acordo com reportagem do jornal O Correio de Cachoeira do Sul, o pescador Rodrigo Rodrigues Barbosa e o seu pai Hélio, localizaram os animais nos espinhéis.

Outros peixes comuns na região, como pintados e jundiás foram devorados pela espécie, o que deixou a dupla de pescadores preocupados, já que a família possui peixaria e a renda da pesca é fundamental no orçamento doméstico.

Em entrevista recente à Rádio Rio Pardo, o biólogo Andreas Köhler, professor do Departamento de Ciências da Vida da Unisc, disse acreditar que uma das possíveis causas da proliferação no Rio Jacuí seja o desequilíbrio ambiental. Segundo ele, “há relatos do surgimento de piranhas por pescadores há mais de dez anos no Rio Jacuí. No entanto, a captura de predadores naturais das palometas, como o próprio peixe dourado, que está em extinção, propicia a multiplicação dessa espécie”, declarou.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.