Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado com muitas nuvens
24°
15°
16°C
Não-Me-Toque/RS
Ensolarado com muitas nuvens
Ao Vivo:
Notícias

PRIMEIRO DIA DA EXPODIRETO SERÁ FERIADO EM NÃO-ME-TOQUE

PRIMEIRO DIA DA EXPODIRETO SERÁ FERIADO EM NÃO-ME-TOQUE
23.10.2019 10h36  /  Postado por: Rádio Ceres

Uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, a Expodireto Cotrijal faz com que as atenções de milhares de pessoas se voltem para Não-Me-Toque. Anualmente, durante cinco dias do mês de março, visitantes de vários lugares do mundo passam pelo município, que carrega o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

Pensando na amplitude e no alcance do evento, o Poder Executivo apresentou o Projeto de Lei Nº 118, de 17 de outubro de 2019, instituindo o primeiro dia de cada Expodireto Cotrijal como feriado municipal do Dia Nacional da Agricultura de Precisão.

“Será um feriado móvel, dependendo das datas em que ocorrerem a feira. Mas sempre na segunda-feira, primeiro dia da programação da Expodireto”, explica o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Ele e o superintendente Administrativo-Financeiro da cooperativa, Marcelo Ivan Schwalbert, estiveram reunidos com o prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa na semana passada, quando foi anunciada a criação do feriado.

“É um prestígio para a Expodireto Cotrijal. Também será importante para a comunidade de Não-Me-Toque, pois quem trabalha durante a semana terá a oportunidade de visitar a feira e buscar conhecimentos e negócios. É uma ação que vai tornar a nossa mostra ainda mais grandiosa”, ressalta Manica, elogiando a iniciativa.

Cotrijal entre as pioneiras

A Cotrijal teve papel importante no título de Não-Me-Toque como ‘Capital Nacional da Agricultura de Precisão’ – oficializado em outubro de 2009 pela Presidência da República. A cooperativa esteve entre os pioneiros na adoção da agricultura de precisão. Em 2005, ingressou no Projeto Aquarius, junto com a Universidade Federal de Santa Maria e as empresas Stara, Massey Ferguson e Yara Fertilizantes. Já no primeiro ano de participação da cooperativa, o projeto, iniciado em 2000 com pesquisas na Fazenda Anna, em Não-Me-Toque, teve sua área de atuação ampliada para mais de 700 hectares na região.

Em 2007, a cooperativa criou seu próprio programa, o Ciclus, levando, além das tecnologias comuns em agricultura de precisão, informações para ajudar a tomada de decisão do produtor, visando melhorar a fertilidade do solo e, consequentemente, a produtividade. Hoje o programa é um dos mais importantes da cooperativa, utilizando ferramentas como drone e imagens de satélite, e tem contribuído para levar os produtores a serem destaque nacional em termos de produtividade. Na última safra de soja, por exemplo, a média geral da Cotrijal chegou a 63,7 sacas/hectare, 15 a mais que a gaúcha.

A EXPODIRETO – A 21ª edição da Expodireto Cotrijal acontece de 2 a 6 de março de 2020. A expectativa é receber, nos cinco dias, mais de 250 mil pessoas, para conferir as novas tecnologias e serviços apresentados pelos mais de 500 expositores.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Não-Me-Toque

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.