Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
24°
14°
17°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Notícias

PARA FORTALECER VOZES E A AUTOESTIMA

PARA FORTALECER VOZES E A AUTOESTIMA
23.10.2019 09h55  /  Postado por: Rádio Ceres

o Outubro Rosa, a tarefa de prevenção ganha uma série de aliados. Na Cotrijal, em Não-Me-Toque, a palestra organizada pela Cipa da Sede, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho, na última sexta-feira, dia 18, atraiu colaboradoras de diferentes idades e setores da cooperativa.

Com largo sorriso e energia invejável, a ex-presidente da Liga, Jussara Biazus, falou sobre emoções e qualidade de vida. “O estresse abre portas para muitas doenças. O meu recado é cuidem-se! Vivam de forma saudável. Façam a vida valer a pena!”, ressaltou.

Com um trabalho de 37 anos, a Liga assiste hoje mais de 200 pessoas por mês. Para isso, conta com voluntários incansáveis como Jussara para dar todo amparo a quem tem a doença. “Abraços, sorriso, gratidão e relatos de cura. Tudo isso compensa a dedicação”, garantiu ela.

Além de visitas domiciliares aos pacientes mais fragilizados, a entidade desenvolve ações de prevenção contra o câncer adulto e infantil. A Liga mantém ainda grupos de apoio como o Chimama, que reúne apenas pacientes com câncer de mama.

É difícil, mas estou na luta”
Susana dos Santos, 40 anos, é uma delas. O cabelo ainda está curto, mas o olhar é de otimismo. Em tratamento há um ano e meio, ela encontrou na Liga e na família razões de sobra para enfrentar a doença.

“No início, só queria um lugar para chorar. É uma dor na alma. Hoje eu só penso em caminhar de mãos dadas com meu marido. Brincar com meus filhos. Tomar sorvete. Viver o hoje e da melhor forma”, relatou, emocionada, a futura pedagoga.

Mais cor 
Para ajudar na autoestima de mulheres em tratamento de câncer de mama, a Cotrijal promoveu a campanha “Doe Lenços!”. O material foi repassado à Liga no evento.

Na avaliação da vice-presidente da CIPA da Sede, Fabiane Luiza Müller, todas as ações tiveram repercussão positiva, mobilizando grande número de colaboradoras. “A começar pela palestra que trouxe um novo olhar sobre a doença”, destacou.

Apoio – Na Sede da Cotrijal, a ação da CIPA do Outubro Rosa tem o apoio da Saúde do município. Espelhada no trabalho da Liga de Carazinho, a Associação Amigos da Vida também dá todo o amparo para as pessoas com câncer em Não-Me-Toque.

Dados – De acordo com levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. Um dos principais mecanismos de controle e identificação da doença, além do autoexame, é a mamografia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Para fortalecer vozes e a autoestima  Ação, em Não-Me-Toque,reuniu número expressivo de colaboradoras  Susana, 40, deu depoimento emocionante

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.