Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
23°
11°
23°C
Não-Me-Toque/RS
Tempo nublado
No ar: SOM BRASIL
Ao Vivo: SOM BRASIL
Notícias

COTRIJAL CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

COTRIJAL CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
05.07.2019 17h10  /  Postado por: Rádio Ceres

Mais que um modelo de negócios, a Cotrijal inspira e une pessoas em busca de um mundo mais justo, aliando desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade. E neste sábado, dia 6 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, celebra a cooperação, a transformação e o equilíbrio.

Nada como poder festejar a data e reverenciar histórias de amizade e exemplos de superação como a do associado Osvaldo Baumgratz. Integrante da ‘família Cotrijal’ desde dezembro de 1968, ele tem no relacionamento com a cooperativa uma das suas prioridades de vida. Aos 91 anos, todos os dias, faça chuva ou sol, ele vai a pé da sua casa até a Unidade de Negócios de Não-Me-Toque, para rever os amigos, verificar o preço dos grãos e tomar um chimarrão ou cafezinho.

“Eu vi a Cotrijal crescer, evoluir junto com a agricultura. Hoje eu olho com orgulho para esta história que eu ajudei a escrever”, fala.

Produtor rural desde muito novo, seguindo os passos do pai, ele ainda faz questão de estar à frente dos negócios e conta com o apoio dos filhos. “Trabalho não faz mal a ninguém”, garante Baumgratz. Para ele, cooperação, amizade e persistência são ingredientes da receita para uma vida próspera e feliz.

Um objetivo em comum

“O meu sonho sempre foi fazer com que a Cotrijal tivesse uma visão mais macro sobre o produtor rural, com atenção a manutenção do homem no campo, sua qualidade de vida, em busca de soluções. Hoje, com mais de 60 anos de história e trabalho duro de toda equipe de colaboradores e associados, a cooperativa conquistou destaque nacional e internacional”, aponta Nei César Manica, presidente da Cotrijal.

Segundo ele, o cooperativismo é uma oportunidade ímpar de melhorar a vida das pessoas. “O produtor rural é razão de ser da Cotrijal. Por isso, seguiremos reivindicando melhores políticas e condições de trabalho para a manutenção familiar, com olhar cada vez mais atento aos jovens”, acrescenta o presidente.

Ouça o depoimento do presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, também classifica o cooperativismo como “o melhor sistema do mundo”, por desenvolver pessoas, promover oportunidades e a união. “O espírito é esse: pessoas juntas em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos. E na Cotrijal este senso de pertencimento é muito forte. Por isso, temos orgulho da trajetória construída pela cooperativa”, menciona.

Confira a entrevista com Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal.

Cooperativas por um trabalho digno

O tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2019 é ‘Cooperativas por um trabalho digno’, reforçando a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social.

Nesta semana, foi divulgado o relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019, pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), apontando o faturamento recorde de R$ 48,2 bilhões, com incremento de 12,13% em relação ao período anterior.

As 437 cooperativas dos 13 ramos de atividades econômicas geraram 63,8 mil empregos diretos, com 2,9 milhões de associados. E as cooperativas agropecuárias formam o segmento economicamente mais forte do cooperativismo gaúcho, com faturamento de R$ 31,7 bilhões em 2018.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.