Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Alguns chuviscos
26°
18°
20°C
Não-Me-Toque/RS
Alguns chuviscos
Ao Vivo:
Notícias

Chuvas torrenciais causam danos em Não-Me-Toque

22.12.2015 16h17  /  Postado por: upside

A comunidade de Não-Me-Toque, assim como demais municípios da região, foi surpreendida nos últimos dias com um intenso volume de chuva. Segundo o site meteorológico Climatempo, em Não-Me-Toque já registram-se 159% da média mensal de chuvas.

Nesta segunda-feira (21), foram registrados 160mm, o que assustou e causou inúmeros prejuízos na área urbana e rural.

Por volta das 17 horas os alagamentos iniciaram na área urbana, sendo registrados casos mais sérios no Centro, como a Rua Frei Olímpio Reichert e Rua Pinheiro Machado e também nos Bairros Industrial, Jardim e no Arroio Max, proximidades do açude da empresa Jan. As chuvas foram tão fortes que as bocas de lobo não suportaram o intenso volume da água.

Logo em seguida foram recebidas informações sobre alagamentos nas comunidades rurais, com estradas interrompidas e casas inundadas. Uma das localidades mais afetadas pelo temporal foi a comunidade de Arroio Bonito, onde um grupo de ribeirinhos precisou deixar suas casas.

O Arroio Bonito é um dos rios do Município que mais tem afluentes e recebe boa parte da água escoada do perímetro urbano. Segundo Ivan Machry, Coordenador da Defesa Civil de Não-Me-Toque, estima-se que o rio tenha subido em torno de 30m em um curto espaço de tempo.

Ivan ressalta que a velocidade e a força da água surpreenderam a todos por ter sido um volume tão intenso em pouco tempo. Diversas comunidades do interior foram afetadas e inúmeros produtores tiveram suas lavouras totalmente destruídas e seus animais levados pela força da correnteza.

“A força da natureza é algo que não temos domínio e que pode causar inúmeros prejuízos como estes que estamos ainda calculando, porém felizmente não passaram de danos materiais, que nós através da Defesa Civil e com o apoio da Administração iremos auxiliar na recuperação”, disse Ivan Machry.

Diversos locais ainda encontram-se intransitáveis devido pedras e galhos que foram arrastados pela água para as vias rurais. Em algumas localidades pontes foram levadas e inúmeras tiveram suas estruturas danificadas. Conforme o Secretário de Obras João Carlos Loeff, ainda ontem as equipes estiveram isolando estas pontes devido ao perigo que apresentam para travessia e já iniciaram os trabalhos de reparos nas estradas rurais para que tenham condições de trafegabilidade.

A Secretaria de Obras organizou uma operação com as equipes trabalhando em diversos pontos tanto da área urbana para limpeza de ruas, como no interior para a recuperação das estradas. Conforme o Secretário João Loeff a prioridade é fazer uma avaliação e designar os equipamentos para as estradas gerais, possibilitando assim condições de trafegabilidade.

Os prejuízos causados pela chuva de segunda-feira ainda estão sendo calculados pela Defesa Civil local e Administração que já trabalham na busca por soluções para auxiliar produtores que tiveram sua produção destruída e pessoas que tiveram seus bens perdidos. Um levantamento está sendo realizado para verificar a viabilidade de decretar Estado de Emergência.

Famílias perderam seus bens

A Secretaria de Assistência Social está realizando campanha de arrecadação de roupas, alimentos, materiais de limpeza, móveis, eletrodomésticos e outros para as famílias atingidas.

“Estamos em estado de alerta e trabalhando para que possamos dar o auxílio necessário as pessoas que tiveram prejuízos devido ao mau tempo. É um momento delicado, pois a força da natureza é algo impressionante e que não pode ser contida. Precisamos da compreensão de todos para que possamos encontrar soluções”, disse a Prefeita Teodora Lütkemeyer.

informações site prefeitura de Não Me toque.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.