Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
22°
15°
17°C
Não-Me-Toque/RS
Pancadas isoladas
Ao Vivo:

Central de Notícias / 1333º Edição - dia 19 de Setembro de 2018

– Lua: Crescente

– Estação: Inverno

 

Fatos históricos do dia:

1846 — Aparição da Virgem Maria (Nossa Senhora da Salete) às crianças Maximin Giraud e Mélanie Calvat na montanha de La Salette, França

1918 — Primeira Guerra Mundial, Teatro de operações do Médio Oriente: primeiro dia das batalhas de Sarom e de Nablus, conhecidas conjuntamente como Batalha de Megido

1958 — Proclamação do Governo Provisório da República Argelina (GPRA) a partir do Cairo

1978 — Ilhas Salomão são admitidas como Estado-Membro da ONU

1985 — A Cidade do México é abalada por um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter provocando 9 500 mortos, 35 000 feridos e 100 000 desalojados

  

Comemorações:

Dia de São Geraldo

Dia do Teatro

 

INFORMAÇÕES NACIONAIS

Horário de verão pós-eleição começa a valer neste ano

Em 2018, será aplicado pela primeira vez o decreto presidencial que empurrou de outubro para o primeiro domingo de novembro a mudança nos relógios. A mudança ocorreu depois de um processo em que o governo discutiu até mesmo extinguir o horário de verão, a partir de dados do Ministério da Minas e Energia que apontavam uma efetividade decrescente da medida para economizar eletricidade. Ao longo do tempo, Estados que participavam, como a Bahia, decidiram ficar de fora do horário de verão – o sistema é eficaz apenas em regiões mais distantes da linha do Equador. Atualmente, os relógios são adiantados em uma hora em 10 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal. O objetivo primordial do horário de verão é intensificar o uso da luz natural em relação à artificial. Quando os relógios são adiantados em uma hora, espera-se uma queda da concentração de consumo de energia no horário entre 18h e 21h. Com isso, ocorre um achatamento da curva de consumo, com um menor carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição de eletricidade.

A robotização do emprego

Um novo estudo, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra uma previsão que pode mudar os rumos do mercado de trabalho: em 2025, mais da metade de todas as tarefas realizadas nos locais de trabalho serão feitas por máquinas. Esses 52% que representam as tarefas se traduzem em mais de 75 milhões de empregos que podem ser suprimidos até 2022, conforme mostra a pesquisa, representando um crescimento de 23% nas atividades automatizadas em relação a 2018. Essa tendência de substituição da mão de obra humana pela robótica é difícil de ser contida e junto e atrelada a ela vem o desemprego, conforma aponta a doutora em economia e professora da Faculdade de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis (Feac) da Universidade de Passo Fundo, Cleide Moretto. “Hoje, que estamos nos encaminhando para uma 3ª Revolução Industrial, apesar de ser baseada na indústria em si, ela é baseada na tecnologia, então se na era da passagem do setor primário para a indústria nós tivemos desemprego, nessa era tecnológica o nível de desocupação por conta de um recurso tecnológico vai ser ainda maior”.

Pesquisa Ibope: Bolsonaro, 28%; Haddad, 19%; Ciro, 11%; Alckmin, 7%; Marina, 6%

O Ibope divulgou nesta terça-feira (18) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre domingo (16) e terça-feira (18). O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos. Os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 28%

Fernando Haddad (PT): 19%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 7%

Marina Silva (Rede): 6%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

João Amoêdo (Novo): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Guilherme Boulos (PSOL): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 14%

Não sabe/não respondeu: 7%

INFORMAÇÕES ESTADUAIS

Sargento da reserva é executado a tiros, em Passo Fundo

Por volta das 20h10 desta terça-feira (18), o sargento aposentado da Brigada Militar, Claudir Pedro Reolon, de 47 anos, foi morto a tiros, vítima de uma emboscada na Avenida Porto Alegre, próximo aos trilhos do bairro Vera Cruz, em Passo Fundo. Segundo informações, o policial foi atingido por três disparos pelas costas quando chegava em casa de motocicleta. Ele não teve tempo nem de descer do veículo, já que os bandidos chegaram atirando. Claudir foi socorrido até o Hospital São Vicente de Paulo pelo Corpo de Bombeiros, em estado de saúde grave, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O caso será investigado.

Procon RS alerta para novas medidas na área de telefonia móvel

O Procon RS orienta que os consumidores que ganharem um aparelho de celular, mesmo usado, solicitem a nota fiscal de compra do produto para que não corram o risco de terem o equipamento bloqueado. Isso porque a Anatel lançou o programa Celular Legal, que tem por objetivo fortalecer o combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel. A partir de 23 de setembro de 2018, consumidores do Rio Grande do Sul que tentarem ativar aparelhos celulares em situação irregular não conseguirão utilizá-los. A principal novidade do projeto é a implantação de um sistema informatizado – parceria entre prestadoras, fabricantes e a Anatel – que identifica os celulares irregulares em uso na rede. Com isso, o uso de novos celulares nas redes brasileiras só vai ser permitido se os aparelhos estiverem em situação regular. Consumidores que conectarem à rede aparelhos irregulares após essas datas serão notificados por mensagens SMS e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar nas redes de telecomunicações. Os aparelhos hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares por roubo, furto ou extravio continuarão impedidos de acessar a redes móveis nacionais.

Após cerca de 10h, termina o primeiro dia do júri de acusados de atacar judeus em Porto Alegre

Após cerca de 10 horas, o primeiro dia de julgamento dos acusados de ataque a judeus em 2005 em Porto Alegre foi encerrado na noite desta terça-feira (18) no plenário da 2ª Vara do Júri do Foro Central I, na capital gaúcha. O júri prossegue na quarta-feira (19), quando a sentença deve ser conhecida. Três réus, Thiago Araújo da Silva, Fábio Roberto Sturm e Laureano Vieira Toscani, são julgados por tentativa de homicídio triplamente qualificado a três jovens judeus. Os crimes têm como qualificadores o motivo torpe, por terem sido cometidos por discriminação, conforme a acusação. Eles são julgados por um corpo de sete jurados. O Ministério Público ainda aponta que o grupo de denunciados integra uma organização criminosa que divulga preconceito contra determinados grupos raciais e sociais, entre eles judeus, negros, homossexuais e punks. Segundo a denúncia, na madrugada de 8 de maio de 2005, Rodrigo Fontella Matheus, Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn caminhavam pela esquina das ruas Lima e Silva e República, no bairro Cidade Baixa, na capital gaúcha, quando foram atacados por um grupo de skinheads, de ideologia neonazista.

Hospital Universitário de Santa Maria atesta óbito de bebê vivo

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) atestou a morte de um bebê que estava vivo, na cidade da Região Central do Rio Grande do Sul. O fato aconteceu em fevereiro deste ano e o bebê, uma menina, ainda está internado na UTI pediátrica, com sequelas no cérebro e no sistema cardiovascular. A criança precisa de uma cirurgia, e deve ser encaminhada a Porto Alegre para o procedimento. Segundo a família, os médicos atestaram que a criança nasceu sem vida após uma cesariana de emergência, aos seis meses de gravidez. “Disseram para mim que tínhamos perdido ela”, lembra o pai Marcos Renato dos Santos Cézar, que trabalha como borracheiro. A família entrou com um processo contra o hospital. O atestado de óbito chegou a ser feito, informando que o bebê havia sofrido óbito fetal, sofrimento fetal agudo, deslocamento prematuro de placenta e hipertensão gestacional. Os familiares contam que a menina foi levada pela equipe do hospital e, seis horas depois, uma médica chamou a família para dizer que a criança poderia estar viva, o que de fato se confirmou. O pai classifica a situação como “pesada”, e conta que chegou a verificar o que seria necessário para o enterro da criança.

INFORMAÇÕES REGIONAIS

Divulgada a lista de classificados ao programa Auxílio Transporte Estudantil Intermunicipal

A Prefeitura de Não-Me-Toque torna pública a lista de classificação do Auxílio Transporte Estudantil Intermunicipal. Confira:

CLASSIFICADOS – CARAZINHO

 1            VINÍCIUS EDUARDO DE OLIVEIRA LIMA

2             DAIANA MARIA HOFFMANN

3             ÉDISON JOSÉ DE SOUZA VON MÜHLEN

4             KELLY BORGES

5             STÉFANY CAROLINA GEHRKE

6             JANAÍNA DA ROSA GREVENHAGEN

7             FRANCIELE EDUARDA GARMATZ

8             MARIA CLÁUDIA DOS SANTOS DE ALMEIDA

9             DÉBORA LORENI RODRIGUES DOS SANTOS

10           MÔNICA JANDREY DA SILVA

11           ALEXANDRE FRANCISCO DOS SANTOS GOMES

12           KÁTIA MORGANE WASEN

13           THALES COLERAUS ALVES

14           CAROLINE PORTES DA SILVA

15           DJÉSSICA ROSANA DE OLIVEIRA DIAS

16           CAMILA DA SILVEIRA PINTO RODRIGUES

17           FRANCINE MARIA HOFFMANN

18           THÁILA SCHWALBERT

19           ANDRESSA AZEVEDO ROCHA

20           SHEILA VIEIRA DE MELLO

21           TAINÁ PIRES BOVENSCHULTE

22           KARINE GABRIELE RAMBO

23           KAIANE BORGES DOS SANTOS

24           TAÍS EDUARDA MAY

25           EDUARDA GABRIELA RODRIGUES

26           ANA LUISA ANDRIOLI

27           SABRINA RODRIGUES DA SILVA

28           AMANDA ANDRIELI DE CAMPOS

29           BRUNA SCAPINI MATTHEIS

30           MILENA CARVALHO GRAHL

31           SARAH AMANDA DIEFENTHAELER

32           GABRIELA ELIS CADORE

33           GUILHERME DE MORAES OLIVEIRA

34           LUIZA ROEHE

35           VIVIANE CARDOSO

36           CLEONICE RODRIGUES DOS SANTOS

37           ÁLISTON PRATES

38           MARCOS VINÍCIUS MACHADO

39           REGINA LORENA FRANÇA

40           ÉDINA SOARES

41           ÉMERSON ROBERTO HAGEMANN

42           HENRIQUE TARIGA MULLER

43           VANESSA DO CARMO POSSENATO

CLASSIFICADOS – PASSO FUNDO

1             MATHEUS VIAU DOS SANTOS

2             NATAN KLEIN

3             PEDRO JÚNIOR DALL ´ AGNOL

4             RAUÉLI LARISSA BARBOZA

5             TAILA IRSCHLINGER

6             KARINA WELKER

7             LUCAS EDUARDO PETRY LABRES

8             ANA JÚLIA KOPPER

9             ISABELA MASSING HAHN

10           JÉSSICA LUANA KUMMER

11           LARISSA PRESTES CAPELARI

12           MORGANA LETÍCIA BARBOZA

13           PÂMELA LUIZA RIBAS

14           TÍFANI BROCKMANN

15           CHRISTINA GNOATTO ZART

16           CHISTOFER SCHERER VON FRÜHAUF

17           ADRIEL HENRIQUE PAPKE

18           LUIS FELIPE DE MOURA

19           ISMAEL ANILDO KAISER

20           CAROLINE PORTES DA SILVA

21           RAFAELA EDUARDA FRITZEN

22           CRISTOFER WANDERLEI WOJHAN

23           LEONARDO OSVALD DE SOUZA

24           DIÉZICA LUANA BACKES

25           ROBSON HOSCHEIDT

26           MAURÍCIO PARPINELLI

27           HENRIQUE WECKER DE OLIVEIRA

28           MARIA EDUARDA DOS SANTOS

29           DAÍNE JULIANA RAMBO

30           CATIELE AMANDA DOS SANTOS

31           GÉVERSON FERRAZ

32           JULIANA ALINE KLEIN

33           GRACIELI SHUSTER POZZA

34           JÚLIA WENTZ DOS SANTOS

35           GABRIEL ZAISOF DE LIMA

36           EDUARDO EMILIO DAUDT

37           CAROLINE HOLZ

38           EZEQUIEL DE MOURA

39           TAILON ANDREI SANINI

40           DJÚLIA RAÍSSA BERWIG

41           FABIANA CRISTINA KRAHL

42           MAICON ROBERTO DALL AGNOL

43           TIAGO EDUARDO LENZ

44           JEAN FERREIRA FRANCO

45           KARINE DIERINGS

46           CAMILA LANG

47           LUIS GUSTAVO PAGLIARINI

48           RAFAEL KISSMANN

49           WAGNER HENRIQUE FRANZ

50           LUCAS MARTINS PINTO

51           LUÍS FELIPE KAIPERS

52           DÉBORA TAIRINE MÜLLER

53           FRANCIELA ZORZI MARCOLAN

54           CRISTIAN RAFAEL HELLER

CLASSIFICADOS – SERTÃO

1             CRISTINE ALEXANDRA ARNT

2             GABRIELA DICKMANN SUPPTITZ

3             GRAZIELE LAÍS GARMATZ

4             IURI PORTELA

5             JOÃO VITOR STUMM

6             LUCAS GASPAR KUMMER

7             TAÍSA MULINARI FERNANDES

8             TIAGO ARLINDO MULINARI FERNANDES

CLASSIFICADOS – TAPERA

1             ALANA EDUARDA PHILIPPSEN

2             AMANDA MICHÉLI PAPKE

3             EMANUELE ALINE DA SILVA CORADIN

Os classificados acima listados ficam Convocados para assinatura do termo de compromisso, na Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, no período de 21, 24, 25 e 26 de setembro, no horário das 8h e 15min até 18h (sem fechar ao meio dia), de acordo com os itens 4.5, 4.5.1 e 4.5.2 do Edital nº 105/18.

UPF de Carazinho realiza Aula Pública com o tema Cidades Educadoras e Inteligentes

O Campus Carazinho da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe no dia 27 de setembro uma aula pública com o tema “Cidades educadoras e inteligentes”. A atividade acontece na  UPF Carazinho e tem início às 16h. O tema será abordado pelos professores da UPF Dr. Marcio Taschetto e Dr. Roberto Rabello. A atividade é voltada para professores da rede pública de ensino da região, gestores públicos, lideranças locais e regionais e  aberto a toda a comunidade local e regional que deseja participar e debater o tema. Mais informações na Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque – Acint.

Ponte de São Miguel interditada por tempo indeterminado

A ponte de Posse São Miguel, conhecida popularmente como “ponte torta” encontra-se interrompida por tempo indeterminado. Ponte passaria por reformas e receberia reforços em sua estrutura. A empresa Ledur Engenharia e Construções, vencedora do processo licitatório, havia iniciado na semana anterior o trabalho de recuperação e reforço da atual estrutura, porém durante esses trabalhos uma das cabeceiras desmoronou ficando impossível a sua recuperação. Em reunião na tarde de terça-feira (18) o Prefeito Pedro Paulo, acompanhado da equipe de Administração, recebeu o Prefeito de Colorado para discutir acerca de uma solução para a reconstrução da estrutura que é utilizada por moradores de ambos os Municípios. Na próxima semana, ambos os Prefeitos participarão de uma reunião em Porto Alegre junto ao escritório da Defesa Civil buscando soluções para agilizar a reformulação do projeto e dar seguimento à obra. Os usuários deverão usar caminhos alternativos para efetuar o deslocamento no local. A Administração pede cautela aos condutores durante este período. Reunião com Prefeito de Colorado discutiu solução para a reconstrução da estrutura que é utilizada por moradores de ambos os Municípios.

Seleção geral de jovens alistados no serviço militar

A Junta do Serviço Militar de Victor Graeff informa que a seleção geral dos jovens alistados ocorre na próxima semana, no dia  26 de setembro de 2018. O local da inspeção é a EMEF Leonel de Moura Brizola. A seleção inicia às 07 horas com os 25 jovens alistados. Os jovens deverão comparecer à Comissão de Seleção na data e no local marcados no verso do Certificado de Alistamento Militar, documento esse expedido pelo Ministério da Defesa que identifica o conscrito e registra as etapas em que este passou durante o recrutamento para o Serviço Militar obrigatório.

Servidores municipais receberam orientações sobre segurança no trabalho

Na segunda, dia 17, os servidores da Prefeitura Municipal de Victor Graeff reiteram-se sobre a segurança no trabalho. A palestra realizada no Centro de Eventos Municipal com o Técnico em Segurança do Trabalho Clair Fonseca, teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a qualidade de vida e satisfação pessoal no trabalho. A conversa é uma das etapas do Plano de Gestão de Segurança no Trabalho elaborado pela Prefeitura Municipal e pela  empresa Hannes Segurança do Trabalho. No encontro os servidores da Prefeitura receberam diversas orientações principalmente sobre no que tange a insalubridade.

Homem é preso por receptação de veículos em Carazinho

 Brigada Militar foi acionada por volta das 23h desta terça-feira, 18, recebendo informações que na Rua Caetés, em determinada residência, um elemento estaria com motos oriundas de furtos. Deslocada até o ponto indicado no Bairro Conceição, foi flagrado o indivíduo com uma motocicleta Yamanha/250 cor preta, e a Honda/Biz, cor vermelha estavam em registro de Furto/Roubo. O acusado de iniciais G. de Q. já com antecedentes criminais, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, e após recolhido ao PECAR.

PLANTÕES

Sobre aviso do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque

O Sobre aviso do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque nas noites, madrugadas, finais de semana e feriados sempre está disponível através do telefone 54 9 9136 2098. Novo endereço do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque-RS fica na Av. Dr Waldomiro Graeff, n° 1489, Bairro Centro.

Plantão noturno das Farmácias de Não-Me-Toque

O plantão das farmácias até o dia 23 de Setembro de 2018 é de responsabilidade da Farmácia Agafarma (em frente ao Me Toque Palace Hotel). O atendimento deve ser solicitado através do telefone sobre aviso 9 91809091.

 

 

 

 

 

Acompanhe nos 1440 kHz

Das 8:15 às 9:00 da manhã, de segunda a sexta-feira

Programa Central de Notícias

As principais informações na primeira hora da manhã

Apoio:

  • Deltasul
  • AgroRoza Pet Shop
  • Óptica Palládio
  • JDF Instalações Elétricas
  • Geoplata Georreferenciamento e Engenharia
  • Seanet Telecom
  • Crescer Clínica Psicopedagógica e Multiprofissional
  • EH Imóveis de Edson Heller
  • Carla Flores
  • Augustin Massey Ferguson
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.