Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
25°
18°
20°C
Não-Me-Toque/RS
Nublado
Ao Vivo:

Central de Notícias / 1347º Edição - dia 08 de Outubro de 2018

– Lua: Minguante

– Estação: Primavera

  

Fatos históricos do dia

1871 – Ocorre o grande incêndio de Chicago

1939 – Segunda Guerra Mundial: Alemanha anexa a Polônia Ocidental

1965 – Golpe de Estado no Brasil em 1964: na televisão, Carlos Lacerda chama Castelo Branco de “traidor da revolução”, rompe com o governo e renuncia à sua candidatura

1998 – José Saramago é o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura

  

Comemorações

  Dia do Nordestino

    

INFORMAÇÕES NACIONAIS

Bolsonaro e Haddad decidirão eleição para presidente no segundo turno

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputarão em segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro, a Presidência da República. Com 96% das urnas apuradas, o candidato do PSL tinha 46,70% dos votos válidos contra 28,37% para o petista. Ciro Gomes (PDT) ficou na terceira posição, com 12,52% dos votos. Bolsonaro foi deputado federal pelo Rio de Janeiro por 27 anos e acumula críticas em relação a discussões sobre questões de gênero, sexualidade e direitos humanos, além de defender a militarização de escolas e o armamento da população. Já o professor universitário Fernando Haddad foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo. Substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi barrada pelo TSE por causa das condenações por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em segunda instância, Haddad concentrou sua campanha no primeiro turno na defesa dos feitos da gestão de Lula e prometeu retomar o desenvolvimento econômico com inclusão social.

Maioria dos ex-ministros de Temer concorrendo nas eleições sai derrotada das urnas

Dentre os 18 ex-ministros do presidente Michel Temer que se candidataram nas eleições de 2018, apenas 6 conseguiram se eleger neste domingo. Onze saíram derrotados; um ainda disputa o segundo turno para governo.

Quem foi eleito:

Fernando Coelho Filho (DEM) — eleito deputado federal por Pernambuco;

Marcelo Calero (PPS) — eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro;

Marcos Pereira (PRB) — eleito deputado federal por São Paulo;

Marx Beltrão (PSD) — eleito deputado federal por Alagoas

Osmar Terra (MB) — eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul;

Ricardo Barros (PP) — eleito deputado federal pelo Paraná;

Quem saiu derrotado:

Antonio Imbassahy — candidato a deputado federal pela Bahia;

Bruno Araújo — candidato a senador por Pernambuco;

Henrique Meirelles — candidato a presidente;

Leonardo Picciani — candidato a deputado federal pelo Rio de janeiro;

Mendonça Filho — candidato a senador por Pernambuco;

Osmar Serraglio — candidato a deputado federal pelo Paraná;

Maurício Quintella — candidato a senador por Alagoas;

Roberto Freire — candidato a deputado federal por São Paulo;

Romero Jucá — candidato a senador por Roraima;

Ronaldo Nogueira — candidato a deputado federal pelo Rio Grande do Sul;

Sarney Filho — candidato a senador pelo Maranhão;

Nenhuma mulher é eleita governadora no 1º turno; apenas uma vai para o 2º

No total, 30 mulheres se candidataram para o cargo de governador nas eleições deste ano. Entre as 27 unidades da federação, 8 não tiveram nenhuma candidata: Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os estados com mais mulheres candidatas foram Pernambuco e Piauí, com 3 cada um. Caso Fátima Bezerra não se eleja no segundo turno, será a primeira vez desde as eleições de 1990 que o país não terá nenhuma mulher como governadora. Em 2014, Suely Campos (PP) foi a única governadora eleita no país, em Roraima. Entre 1993 e 2010, o Brasil teve pelo menos uma mulher eleita em algum estado. O ano com mais eleitas foi 2006, com Yeda Crusius (PSDB) no Rio Grande do Sul, Ana Júlia (PT) no Pará e Wilma de Faria (PSB) no Rio Grande do Norte.

INFORMAÇÕES ESTADUAIS

Confirma a lista de deputados federais eleitos no RS nas eleições  em 2018

Marcel Van Hattem (Novo)

Onyx Lorenzoni (DEM)

Giovani Cherini (PR)

Paulo Pimenta (PT)

Fernanda Melchionna (PSOL)

Marcon (PT)

Marlon Santos (PDT)

Lucas Redecker (PSDB)

Henrique Fontana (PT)

Danrlei de Deus Goleiro (PSD)

Bohn Gass (PT)

Carlos Gomes (PRB)

Heitor Schuch (PSB)

Covatti Filho (PP)

Márcio Biolchi (MDB)

Pedro Westphalen (PP)

Maria do Rosário (PT)

Alceu Moreira (MDB)

Afonso Hamm (PP)

Giovani Feltes (MDB)

Bibo Nunes (PSL)

Sanderson Federal (PSL)

Osmar Terra (MDB)

Jerônimo Goergen (PP)

Maurício Dziedricki (PTB)

Pompeo de Mattos (PDT)

Santini (PTB)

Daniel da TV (PSDB)

Afonso Motta (PDT)

Liziane Bayer (PSB)

Nereu Crispin (PSL)

Eduardo Leite e Sartori disputarão segundo turno para o governo do RS

Os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) disputarão o segundo turno das eleições para o governo do Rio Grande do Sul, no dia 28 de outubro. Com 95,21% das urnas apuradas, Eduardo Leite obteve 35,52% dos votos válidos e o atual governador que tenta a reeleição, Ivo Sartori, obteve 31,4%%. O ex-ministro Miguel Rossetto (PT) ficou em terceiro lugar, com 17,67%. Os votos brancos somam 5,98% e os nulos, 6,76%. A abstenção ficou em 18,24%.

Sistema de biometria provoca atrasos na votação em seções eleitorais do Rio Grande do Sul

Os eleitores de parte das seções eleitorais do Rio Grande do Sul enfrentaram filas para votar neste domingo (7), no primeiro turno das Eleições 2018. A demora ocorreu em função da identificação biométrica utilizada em algumas urnas. Em Porto Alegre, na Escola William Richard Schisler, no bairro Menino Deus, houve filas na maioria das seções. O tempo médio de espera foi de 30 minutos. Em Pelotas, na Região Sul do estado, também foram registradas muitas filas. Os eleitores idosos tiveram dificuldades com o reconhecimento da digital, e algumas pessoas chegaram a aguardar uma hora para votar. Depois das 17h, horário de encerramento da votação, os fiscais de duas seções na Escola Municipal Getúlio Vargas, também em Pelotas, distribuíram senhas para as pessoas que continuavam na fila para votar.

Jornal local é apreendido com propaganda política irregular em Erechim

O Ministério Público Eleitoral e a Brigada Militar de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, cumpriram na manhã deste sábado (6) mandados de busca e apreensão na gráfica e na sede do Jornal Bom Dia, por propaganda eleitoral. Na edição deste sábado do impresso, constava uma lista de candidatos à presidência da República, com o nome e o número do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionado. O diário tem tiragem de 17 mil exemplares. Segundo a Promotoria de Justiça de Erechim, foram apreendidos 70 exemplares do jornal que já haviam sido entregues no comércio e outros 580 na gráfica onde é produzido, além dos encontrados na sede do Bom Dia.

Mais de 200 pessoas são presas por crimes eleitorais e por lesão corporal no RS

Durante o domingo (7) de eleições no Rio Grande do Sul, pessoas foram presas por crimes eleitorais e por lesão corporal, considerados de menor potencial ofensivo. Conforme dados da Brigada Militar (BM), a Operação Eleições, realizada durante o dia, terminou com 233 pessoas detidas, além de 34 divulgações de propaganda, três desacatos, três desordens e outros 24 crimes eleitorais diversos. A Operação Eleições, realizada pela Brigada Militar, registra prisões por crimes como boca de urna e divulgação de propaganda. Além disso, foram feitas diversas apreensões de material irregular.

INFORMAÇÕES REGIONAIS

Igreja Senhor dos Exércitos organiza festa para o Dia das Crianças

A Igreja Pentecostal Senhor dos Exércitos está organizando uma festa em comemoração ao Dia das Crianças. Vai ser no sábado dia 13, a partir das 14 horas e 30 minutos, no pavilhão da Comunidade do Bairro Santo Antônio. A confraternização será totalmente gratuita e contará com brinquedos, pipoca, algodão doce e muitas atrações para as crianças que desejarem participar. Os organizadores seguem nesta semana recebendo doações para a festa. Interessados em colaborar podem procurar a igreja localizada no Bairro Santo Antônio.

Comunidade de Colônia Vargas constrói Santuário a Nossa Senhora de Fátima

A Comunidade de Colônia Vargas construiu em sua sede um santuário em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. A construção foi viável graças a doação de famílias, sem a necessidade de recorrer ao caixa da comunidade religiosa. O total arrecadado foi de R$ 5.800,00. A inauguração do santuário com cerimônia religiosa foi realizada na manhã deste domingo, 7 de outubro, mesmo com chuva, com a participação de grande número de religiosos e animação do grupo de jovens.

Posto Augustin recebe em Londres prêmio por excelência

O Posto Augustin de Não-Me-Toque foi destaque em Londres, na Inglaterra recebendo o Prêmio Shell Você Conquista na categoria Postos de Combustíveis. A honraria foi destinada ao Posto Augustin levando em conta avaliações em gestão, vendas e equipe de trabalho. A equipe esteve representada pelo diretor da Agustin Paulo Finger que deve estar de volta a Não-Me-Toque na quinta-feira, quando irá compartilhar com toda a equipe a conquista recebida em território inglês.

Furtos, arrombamentos e tentativa de roubo a pedestre em Carazinho

– Arrombamento de estabelecimento comercial. Na avenida Flores da Cunha, no dia 05, ao chegar na loja Vip Gospel, próximo ao Santander, quebraram a porta de vidro, entortaram a grade e levaram vários objetos. Havia sangue no local, demonstrando que o invasor se cortou com os pedaços de vidro.

– Tentativa de furto mão grande. A vítima estava chegando em casa na rua Alexandre da Mota, no dia 6, por volta de 16h10, quando um homem veio em sua direção, e tentou tomar seu celular. A vítima reagiu, lutou com ele, o homem pegou o telefone, mas ela conseguiu pegá-lo de volta, e gritou. Com isso ele fugiu, em direção a rua Venâncio Aires, e tentou roubar outra mulher nas proximidades.

– Furto arrombamento de residência. A vítima chegava em casa na rua Eugênio Weidlich quando notou que haviam arrancado o miolo da fechadura para entrar na residência, levaram vários objetos. Há suspeitos, um casal que estava andando nas imediações com uma mochila nas costas.

– Um veículo estacionado próximo a ponte da rua Vinte de Setembro, no bairro Princesa, neste dia 06 de outubro,  teve o vidro direito quebrado. Levaram vários objetos do local.

Maioria dos eleitores de NMT votaram em Bolssonaro no primeiro turno

Ainda na noite de domingo o provedor da Justiça Eleitoral divulgou os números gerais da apuração do primeiro turno da eleição para presidente da republica. Conforme se constatava já em rodas de amigos sobre o assunto o município o candidato do PSL, Jair Bolssonaro, teve a preferencia dos eleitores de nossa localidade, obtendo 6.180 votos, ou 59,28% do total, sendo seguido pelo candidato do PT, Fernando Haddad que obteve 2.328 votos, ou 22,34% do total. O número total de eleitores em Não-Me-Toque foi de 12.394, sendo que ocorreu 1.413 abstenções, restando 10.981 votos( 88,60% do eleitorado).

BM prende homem por furto arrombamento a estabelecimento comercial de Carazinho

Nesta madrugada de domingo (07), na Rua Antônio José Barlete, 130, centro, a guarnição da Brigada Militar realizou a prisão em flagrante de um homem que estava dentro da loja ‘Estação da Moda’ efetuando furto. Ele estava usando uma máscara, e já havia separado diversas roupas para levar. Preso em flagrante, ele foi encaminhado para a delegacia de polícia de Carazinho.

Sartori teve a maioria dos votos para Governador em Não-Me-Toque

Ainda na noite de domingo o provedor da Justiça Eleitoral divulgou os números gerais da apuração do primeiro turno da eleição para governador do Rio Grande do Sul. Os números finais da apuração de votos em Não-Me-Toque para o governo do Estado favoreceram o atual governador José Ivo Sartori que somou 4.360 votos (44,31 do total), o segundo mais bem votado em âmbito municipal foi o candidato Eduardo Leite que obteve 3.654 votos (37,13% do total). O número total de eleitores em Não-Me-Toque foi de 12.394, sendo que ocorreu1.413 abstenções, restando 10.981 votos( 88,60% do eleitorado).

Confira os resultados dos candidatos a Deputado por Não-Me-Toque

Não-Me-Toque teve três candidatos a cadeiras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano, porém nenhum deles obteve sucesso no pleito. No geral de votos o candidato Ivanor Pedro Schneider do PSL teve a melhor votação na comparação com seus concorrentes locais obtendo 5.062 votos, o candidato Charles Moraes do PP conquistou 4.292 votos, já o candidato Jair Lemes do PSOL teve 1.146 votos. Levando em conta apenas os votos da 117º Zona Eleitoral o candidato Charles Moraes teve 2.061 votos (21,18% do total), Ivanor Pedro Schneider teve 915 votos (9,40% do total), e Jair Lemes teve 582 votos (5,98% do total). O número total de eleitores em Não-Me-Toque foi de 12.394, sendo que ocorreu 1.413 abstenções, restando 10.981 votos ( 88,60% do eleitorado).

Ministério Público Eleitoral fiscaliza eleições da 15ª ZE com sede em Carazinho

A promotora de justiça eleitoral, Adriana Costa, falou em entrevista nesta tarde de domingo (07) que há normalidade nos municípios de abrangência da 15ª Zona Eleitoral, e que não foram recebidas denúncias de ilícitos eleitorais nem crimes. Ela mesma percorreu várias seções e disse que nada de irregular foi constatado até o momento. Pessoas que tenham alguma dúvida sobre o pleito ou queiram informar fatos que suspeitam estar em desacordo com a lei, podem ir diretamente até o cartório eleitoral, que fica na Venâncio Aires, em frente a praça Paul Harris, a praça da Caixa. Sobre santinhos jogados nas vias públicas, ela orienta que se houver prova de quem estiver fazendo esse derrame, o MPE irá agir.

Encontrada adolescente que estava desaparecida em Carazinho

Com informações recebidas após o registro da ocorrência na delegacia de polícia neste sábado (06) a mãe da adolescente e seus ”compadres” saíram à procura dela, e no bairro Floresta, passando pelo Condomínio II, perguntaram sobre Flávia Vitória e uma pessoa informou que a viu no local, indicando a casa onde ela estaria. Desta forma, por volta das 17h30min, ela foi localizada e retornou para casa com a família. Conforme Caciana Maciel, mãe da menor, ela saiu de casa e entrou num ônibus, onde conheceu um rapaz que a convidou para ir até onde ele morava. A mãe da menor lamentou não ter conseguido apoio do Conselho Tutelar para chegar na casa onde a filha estava, pois queria a presença de um representante do órgão junto neste momento.

PLANTÕES

Sobre aviso do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque

O Sobre aviso do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque nas noites, madrugadas, finais de semana e feriados sempre está disponível através do telefone 54 9 9136 2098. Novo endereço do Conselho Tutelar de Não-Me-Toque-RS

Av. Dr Waldomiro Graeff, n° 1489, Bairro Centro.

Plantão noturno das Farmácias de Não-Me-Toque

O atendimento deve ser solicitado através do telefone sobre aviso 9 91809091.

 

 

 

 

 

Acompanhe nos 1440 kHz

Das 8:15 às 9:00 da manhã, de segunda a sexta-feira

Programa Central de Notícias

As principais informações na primeira hora da manhã

Apoio:

  • Deltasul
  • AgroRoza Pet Shop
  • Óptica Palládio
  • JDF Instalações Elétricas
  • Geoplata Georreferenciamento e Engenharia
  • Seanet Telecom
  • Crescer Clínica Psicopedagógica e Multiprofissional
  • EH Imóveis de Edson Heller
  • Carla Flores
  • Augustin Massey Ferguson
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.