Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
23°
13°
13°C
Não-Me-Toque/RS
Noite clara
Ao Vivo:
Notícias

Vereadores Mirins encerram roteiro de visitas as Secretarias Municipais

Vereadores Mirins encerram roteiro de visitas as Secretarias Municipais
08.11.2018 08h45  /  Postado por: Rádio Ceres

A Câmara de Vereadores Mirim de Não-Me-Toque durante os meses de outubro e novembro realizou uma série de encontros nas secretarias municipais. Nesta terça-feira (06), as atividades foram concluídas com visitas as secretarias de Saúde e Educação.

No inicio da tarde, os jovens políticos foram recepcionados pelo secretário municipal da Saúde, Marco Costa. No posto central, os Mirins conheceram toda a estrutura física, salas, funcionários e suas funções. Em seguida, o Secretário levou os Vereadores ao Laboratório de Análises Clínicas e a Farmácia Municipal, localizado ao lado da Delegacia de Polícia. No local, os Mirins ficaram impressionados com a quantidade de medicamentos em estoque e a demanda diária da comunidade. No laboratório, a bioquímica responsável pelo local falou sobre a coleta de material como, sangue, fezes e urina para a realização de exames.

Os Mirins também conheceram a estrutura do posto de saúde localizado no Bairro Industrial, a sede administrativa da Saúde, em anexo ao Hospital Alto Jacuí e o funcionamento da Academia ao Ar Livre. As aulas acontecem em três turnos, de segunda a sexta. Atualmente são realizadas 30 aulas semanais.

Na Secretaria Municipal de Educação, a secretária Eli Donatti apresentou alguns dados importantes da pasta. Atualmente Não-Me-Toque possui aproximadamente 1.950 crianças e jovens matriculados, incluindo creches, ensino fundamental e educação de jovens e adultos – EJA. Já o número de estudantes chega a 3.436, acrescentando as escolas particulares, estaduais, filantrópicas e de graduação. Sobre os almoços servidos pela secretaria, Eli apresentou uma pesquisa realizada recentemente: em 2017, eram servidos 634 almoços, em setembro deste ano, o número aumentou para 765, ou seja, 26.200 almoços/ano.

A Secretaria Municipal de Educação é composta por 312 funcionários, destes 123 são professores.

Visitas as Secretarias de Administração, Habitação, Desenvolvimento e Desporto, Cultura e Turismo

Na última semana, dia 29 de outubro, os Mirins estiveram em visita ao gabinete do Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa; na Secretaria Municipal de Administração; na Secretaria Municipal de Habitação; na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e por fim na Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo.

No gabinete, o Prefeito Pedro Paulo falou de forma geral a função de cada secretaria, comentou sobre os principais projetos em andamento e colocou o gabinete a disposição dos Mirins para qualquer dúvida ou reivindicação. Questionado pela Vereadora Mirim Natanieli Soares sobre as obras nas academias ao ar livre, Pedro afirmou que as mesmas estavam paradas em função do período eleitoral, mas que nos próximos dias elas deverão ser reiniciadas.

Na Secretaria de Administração, a secretária Noeli Marchry afirmou que o trabalho da pasta compreende a parte burocrática, com elaboração de projetos, verificação e análise de documentos.

Na Secretaria Municipal de Habitação, a secretária Nara Adams e sua equipe receberam os Mirins e apresentaram os principais projetos de construção e reformas de residências. Atualmente, dois projetos estão em andamento: o Loteamento Alfredo Alzirio Roos III e os apartamentos no Bairro Vila Nova.

Nas Secretarias de Desenvolvimento e Desporto Cultura e Turismo, ambas de responsabilidade do Secretário Jair Kilpp, os alunos interagiram e prestaram atenção na explanação do secretário. Jair falou especialmente sobre a escolha das soberanas, o Distrito Industrial, a Sala do Empreender, o Senai, além das competições esportivas, como o campeonato municipal de futsal e a Minimaratona, entre outros assuntos.

 

Poliana Glienke

Ascom Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque

Imagens
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.